Aqui você irá ler todas as newletters que assino na internet, muitas dicas para ganhar dinheiro, trabalhar em casa, vendas na web, cursos, tutorias, dicas para webmaster, criar sites, notícias, piadas, carreiras, profissões, humor e muito mais.

GANHE MASSA MUSCULAR

Animal Pak

sábado, 7 de março de 2009

TecnoBlog - O seu diário tecnológico

TecnoBlog - O seu diário tecnológico

Da alteração comportamental do consumidor, por influência de serviços web

Posted: 06 Mar 2009 10:06 AM PST

http://www.fergytech.com/wp-content/uploads/lastfm_logo-svg-618.pngQuem acompanha o tecnoblog há algum tempo, deve ter visto o texto que eu publiquei quando conheci o last.fm.

Basicamente, o que eu achei de mais sensacional no serviço, foi a oportunidade de marcar em um lugar, todas as músicas que eu ouço no meu dia-a-dia (ou quase todas), e depois poder conferir minha evolução musical ao longo dos anos.

Desde então, comecei a notar várias coisas interessantes. Observando meu perfil, por exemplo, vejo que minha banda predileta não é necessariamente a que eu mais escutei até hoje. E que das minhas top 8 bandas, pelo menos duas estão ali apenas por causa de um vício momentâneo. Já nem as escuto mais, hoje em dia.

Mas o last.fm não me fez apenas ser um melhor conhecedor do meu gosto musical. Ele também mudou o meu comportamento como consumidor. Seja de equipamentos de áudio, ou do próprio áudio.

Já me aconteceu por exemplo de pular uma faixa, por não querer exibi-la no meu perfil. Óbvio que quando percebi tal ato, voltei atrás, mas o impulso imediato me chamou a atenção.

E falando em equipamentos, hoje em dia já não me interesso por celulares onde eu não consiga fazer o scrobble de minhas músicas para o last.fm. Tem gente que compra smartphone por causa do twitter. Já eu, sou capaz de deixar de comprar um, por causa do last.fm.

Mas ainda há um lugar que, até hoje, a rede não alcançava: o som do carro. Este que na verdade, é o 3º lugar onde mais escuto música.

A solução me apareceu quando resolvi comprar um iPod. Eu que sou completamente a favor da unificação de tecnologias em um aparelho só (leia-se MP3 no celular), resolvi me render a esta tecnologia velha e obsoleta (ironia, ok?), não pelo Last.fm, não pelo som do carro, mas por motivos maiores.

Agora é só plugar o dito cujo no som do carro, que mais tarde, quando eu sincronizá-lo com o iTunes, o software do last.fm se encarrega de capturar todas as músicas que foram executadas.

Toda essa alteração comportamental pode parecer meio maluca à primeira vista, mas é algo que acontece constantemente na vida das pessoas. E esta é uma pequena parte da minha história, sobre como um serviço gratuito de internet, influenciou o meu comportamento como consumidor.

E vocês, já passaram por algo parecido?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Messias do Jornal

CARTÃO DE CRÉDITO GRATIS SEM CONSULTAS AO SPC E SERASA