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sexta-feira, 10 de julho de 2009

TecnoBlog - O seu diário tecnológico

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Serviço brasileiro Power.com processa Facebook

Posted: 10 Jul 2009 01:52 AM PDT

powerfacebookPower.com é um agregador de redes sociais que começou no Brasil e que no começo do ano foi processado pelo Facebook por quebrar seus Termos de Serviço. De acordo com a startup americana, Power.com armazenava o email e a senha de acesso ao Facebook dos usuários para deixar que eles logassem através do Power.com, além de permitir que o usuário importasse certos dados de uma rede social a outra.

O que o Facebook diz que Power.com faz na verdade é o objetivo principal do site brasileiro: permitir acesso a várias redes sociais de uma só vez usando apenas um login. Infelizmente os Termos de Serviço da API usada pelo Power.com para importar os dados diziam que isso era proibido e uma semana depois do processo ser iniciado, Power.com concordou em retirar o Facebook da sua lista de redes sociais suportadas.

Apesar do aparente acordo, a batalha judicial não terminou. Ontem a startup brasileira (que agora tem escritórios em território americano) iniciou uma ação de countersuing, ou contra-processo em tradução livre. No documento de 23 páginas entregue à justica americana, eles usam o argumento de que os dados de usuários armazenados no Facebook (como fotos, textos, notcas, músicas, etc) pertencem aos usuários do serviço e não ao Facebook e que eles não tem o direito de restringir o acesso às ditas informações.

No resto do contra-processo, o CEO do Power.com Steve Vachani basicamente nega os argumentos do processo inicial em janeiro, pede compensação por danos e ainda demanda que todo o custo com honorários de advogados e taxas do contra-processo sejam pagas pela startup americana. [Mashable / TechCrunch]

Easter egg em Donkey Kong descoberto com um pequeno atraso de 26 anos

Posted: 09 Jul 2009 04:25 PM PDT

Donkey Kong

26 anos: foi o tempo que as iniciais LMD levaram para finalmente serem exibidas na tela de abertura do jogo Donkey Kong, da Nintendo, para o console Atari 2600. O easter egg, que permaneceu inédito todo esse tempo, só pôde ser descoberto após o programador Landon M. Dyer, dono das iniciais que compõe a surpresa, ter admitido ano passado que inseriu uma surpresa no jogo, mas nem mesmo ele lembrava o que deveria ser feito para encontrá-la.

Tamanho suspense tão bem guardado por tantos anos atiçou a curiosidade do site Digital Press, que desafiou os fãs do game a descobrirem quais eram os passos para se conseguir tamanha façanha. Como recompensa ao primeiro que conseguisse, o site ofereceu a simbólica, e somente isso, quantia de US$ 75.

Não demorou muito para descobrirem que apesar da péssima memória, Landon era muito criativo na hora de desafiar os jogadores. Para sconseguir a singela exibição das três letras, o jogador precisaria conseguir uma pontuação entre 33.000 e 33.900 pontos, acabar com todas as suas vidas, sendo a última com uma queda, isso tudo na dificuldade nível 4 pressionando o botão "Option" três vezes. Isso explica todo o tempo em que o easter egg passou oculto entre as 25 mil linhas de código Assembly (comentário do redator: Arrrghh!) do jogo, mas não justificaria o esforço de Don Hodges para conseguir 75 dólares, se não soubéssemos como são os geeks e gamers quando se trata do que gostam. [geek]

New York Times pode cobrar mensalidade para acesso ao site NYTimes.com

Posted: 09 Jul 2009 03:13 PM PDT

A New York Times Co., empresa controladora do prestigiado (e endividado) jornal americano New York Times, considera a possibilidade de cobrar mensalidade pelo acesso ao site do jornal, em http://www.nytimes.com/. Recentemente o website ganhou uma versão "global", além de manter a versão "local" para Nova Iorque.

Se atualmente o acesso a notícias do NYTimes.com é gratuito, em breve poderá custar a mensalidade de 5 dólares mensais (o equivalente a dez reais). Assinantes do jornal impresso teriam desconto de 50%, chegando a pagar US$ 2,50 (R$ 5,00) mensalmente.

O NYTimes.com já teve uma modalidade de cobrança, na qual usuários pagavam para ter acesso a algumas colunas de opinião, que são gratuitas desde setembro de 2007. No Brasil são poucos os jornais que cobram pelo acesso ao conteúdo publicado na web. Um deles é o Valor Online, versão eletrônica do jornal Valor Econômico, que cobra mensalidade de R$ 63. [Wired / Bloomberg]

Procura por Mac e iPhone aumenta, diz pesquisa

Posted: 09 Jul 2009 02:50 PM PDT

Uma pesquisa de mercado feita pela empresa ChangeWave comprova que a procura por produtos da Apple vêm aumentando nos Estados Unidos. Ainda que o país continue enfrentando uma forte crise, empresas de pequeno e médio portes já pensam em gastar recursos de TI com a Maçã.

Interesse corporativo por Macs. (Reprodução: Ars Technica / ChangeWave)

Interesse corporativo por Macs. (Reprodução: Ars Technica / ChangeWave)

No gráfico acima, obtido pelo Ars Technica, é possível ver que o interesse corporativo tanto em Macs quanto em Macbooks têm aumentado consideravelmente, chegando ao seu recorde em maio de 2009. O interesse das empresas em comprar desktops é da casa dos 7%, enquanto que aquelas que preferem notebooks da Apple chegam a 9%.

Interesse dos consumidores por smartphones. (Reprodução: Ars Technica / ChangeWave)

Interesse dos consumidores por smartphones. (Reprodução: Ars Technica / ChangeWave)

O interesse pelo iPhone por parte dos consumidores também voltou a crescer. Desde o lançamento do iPhone 3G, em junho de 2008, o desejo de comprar o aparelho vinha caindo. No entanto, com o lançamento do iPhone 3GS há um mês, o smartphone da Apple voltou a ser visado por 44% dos consumidores. Em segundo lugar está a RIM, fabricante do Blackberry, com 23%. A Palm fica na rabeira, com apenas 8%, mas mostrando recuperação depois de vários meses sem ser almejada pelos compradores de dispositivos móveis, possivelmente devido ao início das vendas do Palm Pre. [Ars]

Atualização do Snow Leopard vai custar R$ 25

Posted: 09 Jul 2009 01:34 PM PDT

Imagem-MacOSX-SL-CDUma página no site da Apple brasileira confirma que a empresa fará um programa de atualização com preços mais em conta para Macs comprados em terras tupiniquins. Segundo a página, o Mac OS X Snow Leopard será vendido por apenas R$ 25, valor inferior aos 29 dólares que o sistema operacional custará nos Estados Unidos.

A atualização, no entanto, é aplicável somente para quem comprou Mac com o Mac OS X Leopard entre 8 de junho e 26 de dezembro de 2009. Será preciso preencher um formulário e anexar cópia da nota fiscal da compra do Mac. Esses dados deverão ser enviados através de correspondência para um endereço do Paraná ou via fax.

Procurada pelo TB News, a assessoria de imprensa da Apple confirmou que atualização custará R$ 25. Segundo a empresa, o valor diferenciado para quem comprou Mac a partir de 8 junho é porque o Snow Leopard foi anunciado naquele mesmo dia.

A Apple afirma que quem comprou computadores Mac antes de 8 de junho deverá adquirir o sistema operacional pelo valor integral. Embora o preço da atualização já seja sabido, a Apple ainda não definiu o preço integral do sistema.

Questionada sobre a venda de family packs do Snow Leopard no Brasil, a empresa se limitou a dizer que "são grandes as chances de termos aqui também".

Google fará busca por imagens sob Creative Commons

Posted: 09 Jul 2009 12:57 PM PDT

A busca de imagens do Google, que já era boa, ficará ainda melhor. A empresa anunciou hoje uma nova funcionalidade que permitirá aos usuários filtrarem as imagens de acordo com a licença das mesmas. Tudo isso vai depender de as imagens estarem disponíveis sob licenças Creative Commons, que possuem diversas modalidades.

Lance Huang e George Ruban, engenheiros de software, disseram em post sobre a nova função que ela iria ajudar blogueiros a encontrarem licenças de uso de imagem de acordo com o perfil do blog. A busca por imagem com filtro de licenças também pesquisará imagens que estejam disponíveis em domínio público e licença GNU Free Documentation, dentre outras.

Filtros de licença no Google Imagens. (Reprodução)

Filtros de licença no Google Imagens. (Reprodução)

Para fazer uma busca de imagens com licenças mais flexíveis, é preciso ir ao http://images.google.com/ e clicar em “Pesquisa avançada de imagens” (ou salvar a página nos Favoritos do navegador, para acessá-la posteriormente com mais facilidade). Um dos filtros apresentados é do de “Direitos de Uso”, que tem as seguintes opções:

  • Não são filtrados por licença.
  • Marcadas para reutilização.
  • Marcadas para reutilização comercial.
  • Marcadas para reutilização com modificação.
  • Marcadas para reutilização comercial com modificação.

Os engenheiros alertam, no entanto, que é preciso checar na página da imagem se ela efetivamente apresenta a licença que o Google Imagens diz ter. Segundo eles, o Google Imagens não pode “garantir que o conteúdo linkado é verdadeiramente de domínio público ou disponível sob alguma licença”. [Google Blog]

Gazelle, o contra-ataque da Microsoft ao Chrome OS?

Posted: 09 Jul 2009 08:09 AM PDT

Microsoft Gazelle

Eu sei, mas você pensou a mesma coisa

Então finalmente o Google apresentou seu sistema operacional não-Android, o que de certa forma não foi nenhuma novidade, todos já sabiam que isso um dia aconteceria, a única surpresa foi a data. Afinal essa é uma das poucas áreas onde a gigante das buscas não possui um produto de peso, na verdade nem possuía um produto, e não misteriosamente é a área de destaque e dominância de sua arquiinimiga.

Mas se essa é uma noticia tão certa, a Microsoft já deveria estar preparada para o dia que a guerra fosse anunciada, correto? Coincidência ou não, no dia 7 de julho, mesmo dia em que o blog do Google anunciava sua nova empreitada, foi publicado um artigo no CNET News sobre um projeto na Microsoft Research nomeado Gazelle.

Diferente do Chrome OS, que consistirá em um sistema baseado no Linux feito exclusivamente para execução de seu browser Chrome, o projeto documentado pela primeira vez na página da Microsoft Research em fevereiro deste ano visará à segurança do sistema durante a navegação.

De acordo com seu relatório técnico (cuidado, PDF), o Gazelle é desenvolvido como com um sistema operacional multi-principal, possuindo seu próprio kernel exclusivamente para gerenciar os recursos necessários à navegação sem a necessidade de fazer chamadas ao sistema operacional de uso geral. Dessa forma cria-se uma camada que garante maior proteção e estabilidade ao sistema como um todo, sem afetar a performance da máquina.

O projeto, por si só, já seria uma grande evolução se comparado ao atual sistema de proteção de processos existentes nos browsers mais modernos disponíveis, como o do próprio Google Chrome e da nova versão do Firefox. Ele poderia se tornar um grande avanço para o Internet Explorer, uma vez que as tecnologias podem ser incorporadas numa futura versão.

No entanto, com a reviravolta ocorrida durante essa semana, é bem possível e sensato que a Microsoft aproveite o que já foi desenvolvido, mude o foco do projeto e invista numa total independência de seu kernel, criando um navegador totalmente independente de sistema operacional. Aí sim a MS voltaria a estar um passo a frente da concorrência da forma mais simples possível.

Sorte, visão de mercado ou inovação. Independente do nome que se dê, a Microsoft tem novamente um trunfo na manga e não pode desperdiçar a oportunidade. Se um dia viveremos 100% do tempo conectados para aproveitar todo o potencial da "nuvem", aí são outros quinhentos. [Gizmodo / CNET]

Fotos e detalhes do Chrome OS vazam através de OEM… ou não [atualizado]

Posted: 09 Jul 2009 07:52 AM PDT

Atualização: É com orgulho vergonha pesar que anunciamos o primeiro post-pato do Tecnoblog News! As imagens e detalhes eram todos falsos, aparentemente só o notebook parece ser verdadeiro. O autor do blog (que se intitula “~MC”) publicou um vídeo avisando da brincadeira e cita centenas de blogs, sites e tweets que repercutiram a história.

chromebeta2 Foi publicado ontem no blog oficial do Chrome, pouco depois do anúncio oficial da existência do Chrome OS, um FAQ dizendo quais serão os fabricantes de computadores que usarão o sistema operacional nos seus netbooks: Acer, ASUS, HP, Lenovo e Toshiba. O Google também anunciou que está trabalhando com a Texas Instruments e Freescale, fabricantes de tecnologias de semicondutores, e com a Qualcomm, fabricante de tecnologias sem fio.

Ontem também foi o dia em que as primeiras imagens do dito sistema vazaram. Em um blog hospedado no WordPress.com (criado só com o propósito de vazar as imagens), uma pessoa que supostamente trabalha em uma companhia que fornece peças à Acer diz que um representante do Google visitou a empresa e instalou o sistema em um modelo Extensa 4620Z, laptop lançado em 2007. O representante fez isso para provar que o Chrome OS pode ser instalado em qualquer notebook de 2007 ou 2008, embora ele diga que ainda não foi possível fazer testes de compatibilidade em muitos laptops e netbooks.

Ainda segundo a pessoa que tirou as fotos, foram necessários apenas 10 minutos para instalar o sistema e 25 segundos de reboot. Há dois métodos de navegação: Exploration e Browser. O primeiro usa algo parecido com o Windows Explorer e o segundo ativa uma versão do Google Chrome (o navegador) para buscar arquivos. Ela também diz que os netbooks que vierem com o sistema Chrome instalado terão uma tecla específica no teclado (como a do Windows) com o já conhecido símbolo do sistema em 3D. [Slashdot / Engadget]

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