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quinta-feira, 6 de agosto de 2009

TecnoBlog - O seu diário tecnológico

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Holografia sensível ao toque evidencia que o futuro finalmente chegou

Posted: 06 Aug 2009 01:56 AM PDT

A SIGGRAPH é uma conferência que ocorre desde 1974 e usa uma sigla cujo significado é interessante: Special Interest Group on GRAPHics and Interactive Techniques, que pode ser traduzido para Grupo Especial de Interesse em Técnicas Gráficas e Interativas. É nessa conferência anual que milhares de profissionais da área de tecnologia de todo o mundo demonstram novos meios de interação e quebram paradigmas de interface ao mesmo tempo. Às vezes, até copiam efeitos especiais de filmes.

A interface usada por Tom Cruise em Minority Report, por exemplo, passou da categoria “efeito especial impossível” para “tecnologia emergente”. E sim, muitas outras tecnologias similares à do filme já foram desenvolvidas e demonstradas, mas o que é interessante sobre essa em particular é que ela não depende de uma superfície plana para funcionar.

A holografia é criada usando um espelho côncavo e uma tela de LCD. A interação com esses objetos holográficos, antes inexistente, se tornou possível através de um sistema de feedback que utiliza ondas de ultra-som para causar a impressão de toque na mão da pessoa que está usando a interface.

Batizada de Holografia Tocável, essa tecnologia foi desenvolvida por uma equipe liderada por Hiroyuki Shinoda, da universidade de Tóquio. Segure seu queixo e assista abaixo ao vídeo da demonstração gravado antes da conferência.

Várias outras tecnologias emergentes podem ser conferidas no site do SIGGRAPH. Eu garanto que você vai se sentir como se estivesse no ano 2150 ou o Tecnoblog dará o seu dinheiro de volta. [Slashdot]

StarCraft 2 adiado para 2010; fãs desabam a chorar

Posted: 05 Aug 2009 04:51 PM PDT

Em matéria de jogos do tipo RTS (Real Time Strategy, ou estratégia em tempo real em tradução livre) para PCs, StarCraft pode ser considerado um dos melhores, na minha opinião. A prova disso é o fato do jogo ter sido lançado em 1998 e ainda hoje, mais de 10 anos depois, ter milhões de jogadores assíduos espalhados pelo mundo inteiro. E foi por isso que a Blizzard, empresa que desenvolveu o jogo, anunciou que estava desenvolvendo a sequencia dele em 2007. Ela quer faturar mais em cima da franquia e os jogadores querem um jogo que aproveite o poder de processamento que não existia em 1997, é uma situação em que ambos ganham.

Mas não parece que a Blizzard está pensando com muito esforço. Há algumas semanas atrás eles anunciaram que StarCraft 2 não teria o recurso de jogo em redes LAN, que é uma das principais vantagens da versão atual e sua expansão, BroodWar, e motivo de criação de LAN parties dedicadas somente à ele. Ao invés disso, eles anunciaram que usarão a Battle.Net, que dizem ser “a melhor opção para se ter uma experiência multiplayer de qualidade com StarCraft 2 e impedir a pirataria”.

Blizzard, você tá fazendo isso errado

Blizzard, você tá fazendo isso errado

Sim, certamente, a melhor opção multiplayer é usar um serviço que precisa de internet no lugar de uma rede local, certo? A conversa não colou muito com quase 100 mil pessoas que já assinaram a petição pedindo que o jogo tenha modo de LAN integrado.

Aliada a essa falha monumental, um dos desenvolvedores da Battle.Net avisou hoje que a data de lançamento sai da planejada “final de 2009″ e agora está em “meados da segunda metade de 2010″. O adiamento, segundo ele, foi por causa do “tempo de desenvolvimento maior do que previsto para atualizar o serviço multiplayer Battle.Net”. Ou seja, o jogo foi adiado por que o servidor que deveria proteger StarCraft 2 da pirataria e traria novas funções ao jogo está demorando demais para ficar pronto. Até lá, espera-se que ao menos o beta do game já tenha saído e que os fãs da franquia que não pularam de pontes durante o período de espera ainda queiram comprar o jogo. [PCWorld]

Netflix oferecerá filmes no iPhone OS e no Wii

Posted: 05 Aug 2009 02:25 PM PDT

A Netflix já oferece aluguel de filmes baseado em assinaturas mensais, nas quais o assinante recebe o DVD em casa e pode ficar com ele o tempo que quiser (no Brasil, a Netmovies é a principal empresa a oferecer serviço similar). Através da web, a empresa também proporciona aluguel de filmes que são reproduzidos no próprio computador, de preferência um media center. O próximo passo? Levar filmes ao iPhone OS e aos videogames.

netflix-com-iphone-os

Uma vez que a versão mais recente do iPhone OS tem suporte a streaming de vídeo em HTTP, fica muito mais fácil para a Netflix desenvolver um aplicativo para a plataforma. Sempre há o risco da Apple bloquear o aplicativo por concorrer com a onipresente iTunes Store, mas isso é facilmente remediável com uma web app. Já a AT&T poderia sentir as complicações do alto consumo de dados, mas nesse caso restringir o streaming ao Wi-Fi não deixa de ser uma opção.

Na falta de um streaming de vídeo, a Netflix poderia optar por armazenar os filmes localmente na memória do iPhone ou iPod Touch. Com 8GB, 16GB ou 32GB é possível armazenar vários filmese séries (considerando-se que a memória não esteja lotada). Assim, os filmes ficariam disponíveis para os assinantes mesmo quando estivessem longe de uma conexão (como no avião, por exemplo).

Outro desejo da Netflix é entregar filmes também em consoles de videogame, a começar pelo Wii. O aparelho superbadalado da Nintento tem um público fiel, que poderia muito bem tirar proveito da conexão com a internet. Enquanto isso, os donos de Playstation 3 (aquele que pode ter uma versão Slim, como o Tecnoblog noticiou hoje) já desfrutam o leitor de Blu-ray embutido no console.

[Multichannel/Epicenter]

Apple censura dicionário na App Store

Posted: 05 Aug 2009 01:06 PM PDT

Quem pensou que a proibição do Google Voice na App Store havia sido o cúmulo não vai gostar dessa notícia. Um aplicativo de dicionário chamado Ninjawords teve parte de seu conteúdo censurado pelos revisores de aplicativos da Apple.

Mais de três meses foram necessários para que o Ninjawords fosse finalmente liberado pela Apple, mas a consulta por palavras do dicionário não é mais a mesma. Além de ser classificado como para maiores de 17 anos, o dicionário teve que remover alguns verbetes.

O curioso é que o Ninjawords não tem o recurso de autocompletar, que costuma ser bastante útil. Ou o usuário digita o verbete inteiro que quer consultar, ou fica sem poder fazer a pesquisa. Ainda assim, com esse esforço a mais para fazer a consulta, os revisores da App Store encontraram falavras como "fuck" (f*da) e "shit" (m*rda) na listagem e decidiu que esses termos eram passíveis de abjeção.

Ninjawords para maiores de 17 anos. (Reprodução)

Ninjawords para maiores de 17 anos. (Reprodução)

Depois de reenviar o aplicativo algumas vezes, removendo palavras e sendo reclassificado para faixas etárias mais altas, finalmente o Ninjawords está disponível na App Store por US$ 1,99 (aproximadamente R$ 3,60; link para a iTunes). [Gizmodo/Daring Fireball]

Ministério Público e Assembléia Legislativa do Rio processam operadora Oi

Posted: 05 Aug 2009 10:59 AM PDT

Logo-Oi-Telecom

Oi: MPF/RJ indenização de R$ 5 milhões.

O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF/RJ) e a Assembléia Legislativa do Rio impetraram nessa semana ações contra a operadora de telefonia Oi.

Telefonia fixa

Para o Ministério Público, a Oi deve indenizar os clientes do Oi Fixo (plano de telefonia fixa) que tiveram que pagar pela assinatura mensal mesmo estando com o serviço bloqueado, seja a pedido do cliente ou por inadimplência. O MPF/RJ exige indenização de mais de R$ 5 milhões por danos morais coletivos.

Márcio Barra Lima, um dos procuradores autores da ação, explicou ao jornal  O Globo que não não faz sentido que o consumidor pague por um serviço que não está usando: "Se o consumidor não está usando o serviço, não teria que pagar".

Banda larga

A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) entrou com ação cívil pública contra a Oi devido a inúmeras reclamações que assinantes têm feito do serviço de banda larga Velox.

A presidente da comissão, Cidinha Campos, disse que é prática comum da Oi fechar contrato de prestação de serviço de banda larga mesmo sem saber se a localidade onde o assinante mora tem condições de receber o serviço. Segundo Cidinha, na maioria das vezes em que o cliente descobre que não poderá ter o serviço instalado, já pagou a primeira mensalidade. [Globo Online]

Google compra empresa de compressão de vídeo On2

Posted: 05 Aug 2009 06:35 AM PDT

on2O Google anunciou hoje a compra da On2, companhia de compressão de vídeo. A empresa é a fabricante de vários programas de compressão, como Flix Pro e Flix Engine, usados por indivíduos e companhias que precisam codificar vídeos sem perda de qualidade. Dentre as empresas que licenciam essas tecnologias, estão a Adobe, Skype, Sony e Nokia. Para se ter uma idéia da tecnologia desenvolvida pela On2, o codec de compressão de vídeo Ogg Theora, antes de virar open-source, era conhecido como VP3, codec proprietário criado por ela.

A compra, segundo um anúncio no blog oficial do Google, visa melhorar o vídeo na web. “Por passarmos muito tempo trabalhando para melhorar a experiência na web para usuários, achamos que a tecnologia compressão de vídeo deveria ser uma parte da plataforma web”, explicam Jeremy Doig, engenheiro diretor de vídeo e Mike Jazayeri, gerente de produtos. Eles também dizem que “não podem revelar planos específicos até que a compra seja finalizada”, mas é mais do que óbvio que muitas, se não todas, as tecnologias que eles acabaram de adquirir serão implementadas cedo ou tarde no YouTube.

De acordo com o press release, a aquisição será por troca de ações. Cada ação da On2 será convertida em 0,60 centavos de dólar em ações do Google, totalizando um gasto de 106 milhões de dólares na transação. Doig e Jazayeri ainda informam que o acordo ainda precisa ser aprovado por acionistas da On2 e também por agências reguladoras americanas, mas que esperam a conclusão da compra já no quarto trimestre do ano. [Com Techcrunch]

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