Aqui você irá ler todas as newletters que assino na internet, muitas dicas para ganhar dinheiro, trabalhar em casa, vendas na web, cursos, tutorias, dicas para webmaster, criar sites, notícias, piadas, carreiras, profissões, humor e muito mais.

GANHE MASSA MUSCULAR

Animal Pak

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Newsletter Tecnoblog (6 notícias)

Newsletter Tecnoblog (6 notícias)


Falha no Google Apps deixa exposto emails de estudantes

Posted: 22 Sep 2009 03:10 AM PDT

Em julho desse ano, um bug combinado do Google Apps com o Hotmail permitiu que um hacker roubasse documentos confidenciais do Twitter, alguns dos quais se tornaram públicos. Na semana passada, a história se repetiu. Outro bug no mesmo sistema de gerenciamento de emails do Google permitiu que estudantes em diversas univesidades nos EUA acessassem contas dos seus colegas de turma.

De acordo com o New York Times, o gerente de produtos do Google Apps não deu números exatos de quantas pessoas ou escolas foram afetadas, mas o diretor de tecnologia da universidade de Brown, Donald Tom, estima que no mínimo 10 institutos enfrentaram os mesmos problemas.

O bug surgiu quando o sistema de emails antigos começou a ser migrado para o Google Apps. Houve uma falha em alguma parte da migração que permitiu que 22 estudantes (dentre as 200 contas de emails migradas) tivessem acesso mensagens que não pertenciam a eles. Para resolver o problema, o Google suspendeu as contas afetadas enquanto procurava e resolvia a falha, mas a suspensão ocorreu somente três dias depois que o problema foi reportado à empresa pelos próprios estudantes.

Não se espera que todos os serviços de email do mundo sejam perfeitos, sem bugs ou falhas de segurança, mas considerando que o Google Apps saiu da versão beta há pouco mais de 2 meses junto com o Gmail, o mínimo que podia se assumir é de que ele seria suficientemente seguro. Aparentemente, esse ainda não é o caso. [Slashdot]

Documentos públicos do Google Docs vão aparecer nas buscas

Posted: 21 Sep 2009 11:20 PM PDT

Documentos do Google Docs passarão a ser indexados nas buscas

Documentos do Google Docs passarão a ser indexados nas buscas (Imagem: Info Online)

Nas próximas duas semanas os documentos públicos do Google Docs passarão a ser indexados por ferramentas de busca, tanto do Google como de terceiros.

O anúncio foi feito por uma funcionária da empresa, Marie F., no fórum de suporte do Google Docs. Ela adianta que a mudança deve acontecer em aproximadamente duas semanas. Mas você leitor que possui documentos na nuvem do Google, pode ficar tranqüilo: apenas os documentos que forem explicitamente publicados como “Publicar como Página da Web” serão pesquisados. Esses documentos então passarão a ficar disponíveis para a indexação e acesso público. Os demais documentos não serão afetados pela mudança.

Ibope: Número de internautas brasileiros ativos chega a 37,2 milhões

Posted: 21 Sep 2009 09:42 PM PDT

arrobaEm pesquisa divulgada nessa segunda-feira (21), o Ibope Nielsen Online mostra que o número de internautas brasileiros atinge novos recordes. Num pico durante o mês de agosto eles chegaram a ser  37,2 milhões de internautas. Um crescimento de 2,3% em relação ao mês anterior, e 19% em relação ao mesmo período no ano passado.

Houve também um aumento no número de brasileiros que podem acessar a internet quer seja em ambiente doméstico ou corporativo, atingindo um ápice de 46,6 milhões de internautas, 5% a mais que o mês de julho.

Cabe aqui a ressalva de que os números do Ibope Nielsen Online se referem a pessoas que têm a possibilidade de acessar a internet, mas não necessarimente o fazem.

O tempo médio que o brasileiro fica online é de 46 horas e 14 minutos (em julho era de 48 horas e 26 minutos).

Com o fim das férias de julho, o comportamento do internauta brasileiro também muda, com aumento das buscas nas categorias Educação e Carreira (7,2% maior que julho), Notícias e Informações (crescimento de 4,4%, comparando a julho, e a categoria Governos e Entidades sem Fins Lucrativos  teve crescimento de 2,7%. [IDG Now!]

Seagate lança primeiro HD com SATA 3.0

Posted: 21 Sep 2009 03:11 PM PDT

“Barracuda” é uma espécie de peixe que vive em águas tropicais e subtropicais e que pode alcançar velocidades de até 45km/h. Talvez por isso a Seagate tenha batizado uma linha de HDs com esse nome. Hoje a empresa anunciou um novo modelo que continua a fazer jus à velocidade do peixe: o Barracuda XT. Ele não é só rápido, o HD é absurdamente rápido.

Por fora parece só mais um HD. E por dentro também!

Por fora parece só mais um HD. E por dentro também!

O Barracuda XT é o primeiro do mundo a utilizar a tecnologia SATA 3.0, que transfere dados à 6 Gbps. Ou seja, ele tem capacidade para gravar 100 Gigabytes 600 Megabytes de dados a cada segundo. E como se não bastasse a enorme velocidade de transferência, o disco vem com 2 Terabytes de espaço. Não é familiarizado com o termo Terabyte? Uma unidade dele é a mesma coisa que 1024 Gigabytes. Além disso, o HD também conta com 64 MB de memória cache, para otimizar a transferência.

Infelizmente ainda não há placa-mãe que suporte o padrão SATA 3.0, mesmo que ele tenha sido publicado em maio. O HD, no entanto, é compatível com versões antigas do padrão. Ele já está disponível para compra no site do fabricante e custa 300 dólares. [MundoTecno]

Geração Z: os apressadinhos da web

Posted: 21 Sep 2009 08:00 AM PDT

apressados-noel

A cena descrita a seguir é um flashback do fim dos anos 80, do qual recordo-me com detalhes: numa loja de discos na Av. Mal. Deodoro, no centro de Curitiba, eu me sentia radiante com um disco em mãos: a trilha sonora de Les Girls, filme com meu ídolo Gene Kelly. Era um disco de uma coleção de trilhas de filmes musicais da Metro dos anos 40 e 50, lançado nos EUA anos antes, mas que eu só tinha um exemplar em casa. Os demais jamais vieram para o Brasil, mesmo assim eu estava feliz em ter conseguido o segundo – ainda que pago uma nota preta, pois era importado.

Exatos 5 anos depois, quando fui à Disney, consegui comprar várias outras unidades da coleção que tanto ambicionei, e que estavam uma pechincha, pois já não eram mais novidade nos EUA. Fiz a festa com os duplos de An American In Paris e Singin’ in the Rain, entre outros.

Essas recordações vieram-me à tona em 2 momentos recentes: no season finale da 5a temporada de Lost e quando a Apple lançou mundialmente o sistema operacional Snow Leopard.

O que uma coisa tem a ver com a outra? Bem, eu assisti o desfecho da 5a temporada de Lost cerca de uma semana depois dele ter chegado na iTunes Store e nos torrents. Até esse dia eu me considerava grande fã da série, daquelas que não agüenta de expectativa para saber o destino dos personagens que tanto gosta. Mas que não teria problemas em esperar alguns meses até que a temporada chegasse às lojas brasileiras, em DVD. Fiz isso na anterior, quando passei 1 ano e meio sem banda larga.

Até que tomei conhecimento de amigos meus que, naquele dia, ficaram de plantão durante a madrugada esperando alguém soltar o primeiro torrent. Nos EUA o seriado vai ao ar às 9 da noite (por volta das 23h ou meia-noite aqui, dependendo da região) mas a galera não dorme enquanto não baixar e assistir ao vídeo. Outros amigos, que não queriam esperar nem o torrent, pediam para que pessoas nos EUA colocassem o computador na frente da TV e transmitissem via webcam, pelo Ustream, o desejado capítulo final. Sim, a qualidade é péssima, mas e daí? Mais tarde se baixa e assiste outra vez, no momento a prioridade era saber como a temporada terminou. Passaram o dia seguinte como zumbis, mas a par da história.

No final do mês passado a Apple liberou o novo e badalado sistema operacional Snow Leopard, e aconteceu algo parecido. No Brasil ele chegaria um mês depois, mas não me preocupei com isso: afinal, muitos softwares para Mac precisariam de updates para funcionar bem no novo SO. Mas não foi o que aconteceu com muitos fãs de Mac, já que um site constatou que boa parte de seus leitores já o acessava a partir do novo sistema antes mesmo dele chegar oficialmente ao Brasil. É verdade que a Apple já melhorou muito em termos de agilidade e tivemos o Snow Leopard menos de um mês antes do lançamento oficial nos EUA, mas creio que isso não é suficiente.

Lição número 1: nos dias atuais, não se cogita menos que lançamento mundial simultâneo para software ou audiovisual. As empresas ainda escolhem datas de lançamento de produtos (ou não lançamento) por critérios territoriais. Não acordaram para se dar conta que não há fronteiras na internet. Os problemas são mais profundos que mera pirataria, como julgam.

Lição número 2: não sabemos mais esperar. Lógico que eu não gostaria de voltar aos anos 80 para aguardar uma viagem ao exterior (ou a boa vontade de um importador) para comprar um álbum ou filme. Mas a mesa virou: caminhamos ao outro extremo, e quando somos obrigados a ficar 3 minutos numa fila para comprar sorvete, sofremos à angústia.

O tema da coluna dessa semana seria outro, mas senti a necessidade de fazer esse desabafo ao saber de amigos e colegas que estão diagnosticando sequelas do primeiro grande mal moderno: a ansiedade. Gente que mal fez 30 anos e já esta tomando remédio para hipertensão! Gente magra, que não fuma e vai à academia. O que está havendo com a “geração saúde”?

Resposta: excesso de trabalho, de compromissos, de cobranças. Tudo tem que ser rápido, de fácil digestão, para ontem, afinal, há mil outras coisas esperando para serem feitas. A luta é contra o relógio e a meta é produtividade. Não se vai mais em casa almoçar, como meus pais faziam quando eu era criança. Almoçávamos todos juntos em casa, todos os dias! Hoje não dá mais. Comida, tem que ser fast food. Relacionamentos amorosos, tem que ser ficar. Ler um livro para fazer um trabalho é absurdo: resumos são passados de mão em mão. Ou melhor, de caixa de entrada em caixa de entrada…

Minha geração (faço parte da X) sofreu muito com essa transição para o mundo online. Na época da escola, tínhamos uma semana para escrever uma redação. Íamos na biblioteca e ficávamos horas fazendo trabalhos. Hoje, nas pós-graduações, temos que pesquisar no Google e mandar o trabalho por email no dia seguinte! Tudo acontecendo tão rápido que não aprendemos a lidar com o excesso de informação. Temos que fazer cursos de administração do tempo e gestão do conhecimento.

E essa meninada, a geração Z, que já nesceu na correria? (ou como diz um amigo meu, não nasce, vem por download) Que tem agendas lotadas, como executivos? Chegam em casa, depois de fazer mil coisas durante o dia, e ainda sentam no computador e assistem vídeos, navegam em redes sociais, papeiam no MSN. Crianças de 12 anos passam em vestibulares (de faculdades meia-boca, é verdade) não porque são geniozinhos, mas porque são bem informadas!

Se meus contemporâneos, na casa dos 30, já vão ao cardiologista, a geração Z já vai a psiquiatras e ginecologistas. Sim, há cada vez mais crianças com depressão e meninas menstruando com 8 anos.

Se você tem filhos, faça um teste com eles: passar uma tarde inteira com caderno de cartografia, lápis de cor, papel de seda e atlas geográfico, desenhando e pintando o mapa do Brasil. Coisa que eu fazia como lição de casa na minha infância. Será que eles tem paciência para passar 15 minutos na frente dos cadernos, sem correr para o computador e imprimir o mapa via Google Earth para “ganhar tempo”?

A culpa não é da internet. A internet não é problema, é solução. Problema somos nós. Somos abelhas morrendo afogadas em potes de mel.

Novos rumores do Project Pink aparecem

Posted: 21 Sep 2009 07:11 AM PDT

microsoftturtleInformações sobre o Project Pink vazaram em abril desse ano, supostamente revelando que a Microsoft estaria criando celulares para competir com o iPhone. No final de semana passado, esses rumores voltaram a aparecer em blogs que disseram ter fontes confiáveis sobre o projeto. De acordo com essas fontes, a Microsoft não só estaria trabalhando em dois telefones diferentes como também em um Tablet PC.

As fontes do blog 9to5mac afirmam Microsoft vai anunciar dois celulares em 2010. Um de codenome Turtle (tartaruga), que vai ter um teclado deslizante e um design similar ao MotoCubo, e outro de codenome Pure (puro), que será um celular em barra. Segundo o blog, ambos serão anunciados como dispositivos “Microsoft+Sharp” durante a CES 2010.

Já a editora da ZDNet Mary Jo Foley, diz em seu blog All About Microsoft que um Tablet PC também será anunciado, mas não há confirmação da data ou de que será fabricado pela Microsoft. Ela também diz que os celulares do Project Pink estão sendo desenvolvidos com suporte à tecnologia do Windows Mobile 7, que deverá ser liberado apenas no final de 2010, bem como acesso à loja online de aplicativos do Zune HD, chamada Marketplace.

A Microsoft, como esperado, não comentou nenhum dos rumores. [Engadget / PCWorld]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Messias do Jornal

CARTÃO DE CRÉDITO GRATIS SEM CONSULTAS AO SPC E SERASA