Aqui você irá ler todas as newletters que assino na internet, muitas dicas para ganhar dinheiro, trabalhar em casa, vendas na web, cursos, tutorias, dicas para webmaster, criar sites, notícias, piadas, carreiras, profissões, humor e muito mais.

GANHE MASSA MUSCULAR

Animal Pak

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Newsletter Tecnoblog (9 notícias)

Newsletter Tecnoblog (9 notícias)


Uma lei contra jogos ofensivos

Posted: 03 Dec 2009 05:32 PM PST

A Comissão de Educação do Senado aprovou nesta semana um projeto de lei que proíbe no Brasil games considerados ofensivos. O projeto de lei vai agora para votação no Senado e necessita também ser aprovado pelo poder Executivo.

A lei mira em jogos “ofensivos aos costumes e às tradições dos povos, aos seus cultos, credos, religiões e símbolos”. A questão é ampla e pode gerar interpretações diversas em jogos que nada tem de mais contra nada e ninguém. Quem ferir a lei poderá pegar de um a três anos de reclusão e será denunciado por preconceito.

Os jogos de computador e videogames vira e mexe entram em polêmicas éticas e sociais. Por exemplo, o jogo japonês RapeLay teve fabricação proibida pois um dos objetivos do jogador era estuprar as moças que encontrava pelos cenários. A série de games GTA tinha um easter egg chamado de hot coffee que permitia ao personagem fazer sexo (e aumentar a auto-estima). [Info Online / G1]

iPhone vendeu só 5 unidades em loja virtual da China

Posted: 03 Dec 2009 03:53 PM PST

iphoneA maior loja virtual chinesa, Taobao.com, vendeu apenas cinco iPhones desde que o aparelho começou a ser vendido em seu site há 2 semanas. A loja, juntamente com o site da operadora China Unicom, são os únicos canais oficiais online para venda do iPhone por lá.

Dos cinco aparelhos, dois são do modelo 3G de 8 GB e três do 3GS de 16 GB. Não foram divulgadas informações sobre vendas no site da China Unicom, mas sabe-se que nos primeiros dias cerca de 5 mil aparelhos foram comprados pelos chineses, pouco se considerarmos todo o hype que há ao redor do aparelho no mundo todo.

Existem algumas explicações para o fraco desempenho. Uma delas é que o iPhone chinês não tem wi-fi. Segundo o blog Mashable, o governo chinês inventou uma outra tecnologia wireless e baniu o wi-fi do país. Outra é que o aparelho é muito caro. Custa 7 mil yuan (R$ 1750, aproximadamente) e o mercado paralelo vende por um preço 20% menos.

Apesar desses problemas a China Unicom espera que 10% de sua base de usuários 3G migrem para o iPhone. Será? [Apple Insider / PC World]

Google Chrome Beta para Mac está muito próximo

Posted: 03 Dec 2009 02:21 PM PST

O Google Chrome para Mac já está disponível como um developer preview desde outubro, e agora parece que enfim a versão beta será distribuída para o público. Há 4 dias Mike Pinkerton, líder da equipe de desenvolvimento do Chrome para Mac, twittou que apenas 8 bugs impediam o lançamento do beta. Agora os bugs se foram e o beta é iminente.

De fato, na página do roteiro de desenvolvimento do navegador para Mac OS X, a meta, que ontem era “Beta”, mudou para “Estável/Paridade de funções”. Ou seja, o beta está concluído, o objetivo agora é chegar à versão estável e colocar a versão para Mac no mesmo patamar de funcionalidades que a versão para Windows. Para tanto, faltam apenas serem implementados:

  • App mode;
  • Gerenciador de favoritos;
  • Gerenciador de cookies;
  • Tela Cheia (que já estava implementada no pré-beta, mas foi retirada por ter bugs demais);
  • Configurações de fonte e idioma;
  • Gerenciador de tarefas;
  • Extensões e page actions;
  • Sincronização de favoritos;
  • Visualizador de PDF inline;
  • 64 bits.

Aqueles que estiverem interessados devem ficar atentos pois tudo indica que muito em breve o Google Chrome Beta para Mac está disponível para download.

Eu venho testando a versão para desenvolvedores do Chrome para Mac desde outubro e a seguir escrevo algumas impressões sobre o navegador.

O Chrome sempre foi reconhecido por ser um navegador simples e rápido, e na versão para Mac não é diferente. Ele é mesmo bastante rápido, principalmente para páginas recheadas de JavaScript, como o próprio Gmail e o novo Orkut. E ele consegue ser mais simples até mesmo que o (já minimalista) Safari.

Na verdade, Safari e Chrome são muito parecidos, desde que o Chrome foi lançado para Windows. Isso porque ambos são baseados no WebKit, portanto espere entre eles mais similaridades do que diferenças.

Assim como o Safari, o Chrome obtém nota 100/100 teste Acid3 de padrões da web. O Firefox 3 para Mac, comparativamente, passa em apenas 72 dos 100 testes aplicados.

Alguns destaques do Chrome são:

  • O modo de Tela Cheia (indisponível na sua concorrência no Mac OS X), que estava presente no developer preview, foi retirada, mas deve voltar oportunamente;
  • Assim como no Safari, no Chrome também é possível usar os gestos multitouch para avançar e voltar páginas (swipe de 3 dedos), bem como para o zoom (movimento de pinça, com 2 dedos). Quem usa esse gestos no dia-a-dia simplesmente não consegue mais ficar sem, tamanha a praticidade deles. Se o Chrome não tivesse suporte para swipe de 3 dedos, dificilmente conseguiria ser considerado por mim como sério candidato ao meu browser principal, por melhor que fosse;
  • A forma como o navegador separa em processos distintos cada aba e plugin. O gerenciador de processos do Chrome ainda não está pronto, mas o Monitor de Atividade do Mac já consegue enxergar cada processo separadamente (e finalizá-lo, se for o caso).

Aliás, foi essa funcionalidade que impediu o Chrome de ser inutilizável em meus testes da versão para desenvolvedores. Ao menos nessa versão, o plugin do Flash era indomável. Meu MacBook (modelo de 13″ de alumínio, do princípio de 2009, rodando Snow Leopard) ficava com seus dois processadores e o cooler trabalhando alucinadamente, e isso não me deixava feliz. Mas havia uma solução, apesar de ela não ser tão intuitiva para alguém que não esteja acostumado a lidar com os processos do seu sistema operacional. Bastou que eu finalizasse o processo que mais consumia recursos (que se chamava “Google Chrome Helper”, como todos os outros) para que o plugin do Flash fosse encerrado e tudo voltasse à mais perfeita normalidade — mas é claro que qualquer coisa que dependesse de Flash não funcionaria.

O único incômodo, além desse, é a ausência de um gerenciador de favoritos (por enquanto). Você consegue criar utilizar favoritos sem qualquer problema, mas não há uma tela dedicada a editá-los — quem desejar fazê-lo terá que editar um por um, clicando na estrelinha ao lado do endereço do site.

Nesse momento vale ressaltar que testei a versão prévia para desenvolvedores, e que o Beta virá com diversos bugs corrigidos, mas já é possível ter uma idéia do que esperar do Chrome para Mac OS X. Na minha opinião, contanto que o bug do Flash seja corrigido e o Gerenciador de Favoritos acrescentado, o Chrome Beta já chegará como um dos melhores navegadores para a plataforma. Enquanto isso não acontece, os aventureiros que quiserem experimentar os últimos momentos da versão pré-beta para desenvolvedores podem baixá-lo nesse link.

Confira abaixo algumas imagens da versão pré-beta:

Chrome para Mac

Falha do Flash

Processos separados

Chrome no Acid3

Firefox no Acid3

Última versão testada

Brasil registra recorde de vendas de PCs

Posted: 03 Dec 2009 12:51 PM PST

O IDC Brasil divulgou que no terceiro trimestre deste ano o Brasil vendeu 2 milhões de computadores para o consumidor final, uma alta de 8,5% em relação ao mesmo período do ano passado. A alta se deve principalmente ao mercado de notebooks que representaram cerca de 41% das vendas totais.

A previsão é que o ano feche com 11,4 milhões de PCs vendidos, queda de 4% em relação a 2008, puxadas para baixo pela queda de 19% nas compras do mercado corporativo. O varejo deve apresentar este ano um aumento de 8% nas vendas. O mercado corporativo sofreu essa queda justamente por causa da crise do final do ano passado que é quando boa parte das empresas faz o planejamento do ano seguinte.

Para 2010 o IDC prevê um aumento de 12% no mercado de computadores o que equivale a 12,7 milhões de unidades, número que inclui o mercado corporativo. Hoje o Brasil é o sexto maior mercado mundial de PCs. Concretizadas as previsões passaremos para quinto em 2010. [BlueBus e G1]

Youtube testa versão mais leve para máquinas lentas

Posted: 03 Dec 2009 12:06 PM PST

Um

O Youtube vai perder peso

Imagens em altíssima definição são legais, mas estão longe de ser um bom negócio quando o computador usado para a navegação está longe de ser a última palavra em potência. Por essas e outras o Youtube está preparando o Feather, uma versão peso-leve para computadores de baixa potência ou que usam conexões lentas.

Ainda na fase de testes privados, a novidade volta ao básico do site de vídeos: diversas opções, como assistir o vídeo em tela inteira ou em alta qualidade desaparecem, assim como outras perfumarias.

Quanto à qualidade dos vídeos não parece haver diferenças, até porque o Youtube já conta com um sistema que seleciona a qualidade do vídeo automaticamente, de acordo com a velocidade de conexão do usuário.

Ainda não há uma data para o Feather ser lançado oficialmente. [All thing digital]

Sujeito se denuncia às autoridades por pirataria

Posted: 03 Dec 2009 10:43 AM PST

DVD

Numa bizarra tentativa de protestar contra as leis antipiratarias de seu país, um norueguês chamado Henrik Anderson se denunciou às autoridades locais por ter feito backups de DVDs originais que comprou legalmente.

Apesar da legislação do país permitir que um cidadão faça cópias de discos de sua propriedade para uso pessoal, também proíbe a quebra de proteções DRM, então para ripar sua coleção de filmes e seriados Anderson foi "obrigado" (entre aspas, mesmo) a cometer um crime. "Comecei com isso porque eu não queria ser taxado como criminoso", afirmou o rapaz para o site TorrentFreak.

Na ocasião em que a denúncia foi feita, no final no último mês de outubro, o órgão antipirataria do país avisou a Anderson que a decisão se ele seria processado ou não seria dada "até dia 1º de dezembro", o que não aconteceu.

Apesar da tática arriscada, o norueguês não parecia estar muito preocupado com represálias: "Eles não pareciam muito interessados em dar continuidade ao caso. Obviamente temiam o que poderia acontecer se me denunciassem a policia", completou. E pondera: "Ou foi isso ou eles não entenderam minha ação como ilegal".

Google Public DNS é lançado

Posted: 03 Dec 2009 10:16 AM PST

Seguindo com seu plano de dominação mundial, o Google apresentou hoje um novo serviço, chamado de Google Public DNS. Concorrente de soluções como o OpenDNS, por exemplo, o gigante da internet afirma que sua solução é capaz de "deixar a navegação mais rápida" e "melhorar a experiência na web", entre outros milagres.

Sigla para Domain Name System, o DNS basicamente é um nome dado a computadores conectados a uma rede doméstica ou internet e que já causou alguns estragos por aqui.

Por um exemplo, o blecaute sofrido pelo serviço Speedy no ano passado aconteceu por conta de um ataque DoS (denial of service) em que uma horda de computadores-zumbis atacou o DNS da operadora. Na ocasião, a solução mais fácil para solucionar o problema era o usuário configurar outro endereço DNS para sua conexão.

Para mais detalhes sobre o serviço, visite sua página oficial.

Microsoft lança Streetside no Bing Maps

Posted: 03 Dec 2009 08:39 AM PST

bing-maps-streetside

O Bing, mecanismo de busca da Microsoft que quer desbancar o Google, lançou uma nova versão do Bing Maps e incluiu no pacote o Streetside, similar ao concorrente Streetview do Google Maps. Ambos mostram fotos no nível da rua de várias cidades. O da gigante de Redmond, por enquanto, restringe-se às principais cidades dos EUA. O Bing Maps com Streetside está em beta e é necessário Silverlight para usá-lo. Se você não tem Silverlight ou não se importa com o Streetside, pode acessar o Bing Maps normal.

3D: Bird's Eye em ambientes naturais

3D: Bird's Eye em ambientes naturais

Outra funcionalidade nova do beta é o “velho conhecido” Bird’s Eye só que agora em uma versão melhorada. A melhora é na resolução e também nos moldes 3D de prédios que conseguiram fazer a partir das fotos. Em ambientes naturais essa melhora também é notada. Como exemplo o Bing divulgou a imagem de uma montanha que parece mesmo em 3D (imagem ao lado).

Também nesta mesma leva de novas funcionalidades o Bing Maps beta oferece uma galeria de aplicativos que eles chamaram de “mapplications”. O Twitter é um dos aplicativos que já está disponível e permite geolocalizar no mapa suas mensagens postadas no microblog. A verdade é que agora em breve o Bing Maps terá uma API para desenvolvedores que queiram criar mashups.

É interessante notar como a Microsoft, sempre defensora do desktop e softwares rodando neles, está abraçando em algumas de suas unidades de negócios a tal da computação na nuvem.

Medo, muito medo: celular roda Windows XP

Posted: 03 Dec 2009 08:26 AM PST

VCP08: o aparelhinho à sua frente é o Nokia 97

VCP08: o aparelhinho à sua frente é o Nokia 97

Enquanto todo o mundo fala a respeito de Android, iPhone OS, Symbiam ou Windows CE, a fabricante Viewsonic resolveu chutar o balde e apresentou mais detalhes a respeito do VCP08, uma interpretação bastante particular – e um tanto radical – para o que o mundo está acostumado a chamar de "smartphone".

Capaz de fazer o mais extravagante dos chineses corar de vergonha, no lugar de um sistema operacional peso-leve e otimizado para as pequenas telas dos dispositivos de bolso o aparelho roda ninguém mais ninguém menos que o Windows XP, aquele mesmo presente em 69% dos computadores conectados à web em todo mundo, segundo os dados da Net Application.

Segundo informações do site Pocketables o monstrinho é equipado com um processador Intel Atom de 800 MHz, 512 MB de RAM, 8 GB de capacidade de armazenamento, teclado qwerty e tem uma tela de 4,3 polegadas, o que de quebra lhe garante dimensões paquidérmicas para o mundo dos telefones celulares. Em suas fotos de divulgação o VCP08 faz o Nokia N97 (que pode ser considerado tudo, menos compacto) parecer um chihuahua num mundo de dobermans.

Um de seus aspectos mais curiosos é que o Windows XP e o software de seu celular operam de maneira independente, o que confirma a impressão inicial que colaram um pobre telefone nas costas de um netbook para dar origem a essa maravilha tecnológica.

O preço ainda não foi divulgado, mas, sério, você não vai querer comprar essa coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Messias do Jornal

CARTÃO DE CRÉDITO GRATIS SEM CONSULTAS AO SPC E SERASA