Aqui você irá ler todas as newletters que assino na internet, muitas dicas para ganhar dinheiro, trabalhar em casa, vendas na web, cursos, tutorias, dicas para webmaster, criar sites, notícias, piadas, carreiras, profissões, humor e muito mais.

GANHE MASSA MUSCULAR

Animal Pak

segunda-feira, 1 de junho de 2009

TecnoBlog - O seu diário tecnológico

TecnoBlog - O seu diário tecnológico
Add to Google


É hora de bingar?

Posted: 01 Jun 2009 02:50 AM PDT

Havia boatos de que a estreia só iria acontecer na quarta-feira. No entanto, o Bing, novo mecanismo de busca desenvolvido pela Microsoft, iniciou suas operações na manhã dessa segunda-feira. A página já está acessível em http://www.bing.com. Inclusive já fala português, pelo menos na página inicial, que você vê abaixo.

Página inicial do Bing em português. (Clique para ampliar)

Página inicial do Bing em português. (Clique para ampliar)

Excluindo a home page mais agradável, com uma bela foto ao fundo, o Bing em português parece não ter as mesmas funcionalidades que vêm sendo alardeadas em sites de tecnologia americanos. A ideia inicial da gigante dos softwares era que o Bing sugerisse palavras-chave que contextualizassem uma primeira palavra-chave já inserida, através de opções na barra lateral. Por exemplo, a busca por “ipod” poderia sugerir “ipod shopping”, “ipod apple store” ou ainda “ipod itunes”. Não é isso o que acontece na busca brasileira.

Resultados da busca por "rio de janeiro". (Clique para ampliar)

Resultados da busca por "rio de janeiro". (Clique para ampliar)

Eu tentei buscar por “rio de janeiro”, cidade onde moro. Estava esperando que o Bing me retornasse, além de uma busca convencional por “rio de janeiro”, a possibilidade de filtrar as buscas por, quem sabe, hotéis, pontos turísticos, restaurantes, faculdades, e por aí. No entanto, a única coisa que vi foi uma página simples de resultados comuns, o que me deixou bastante frustrado. Também tentei “são paulo” e “belo horizonte”, todas sem sucesso. Coloquei nomes de empresas, produtos, redes de televisão, jornais e serviços de TV por assinatura, mas a busca do Bing não mostrou seu dito potencial.

Decidi, então, colocar o sistema de indexação de notícias do Bing à prova. Joguei “copa de 2014″ no campo de busca e mandei pesquisar. Até que os resultados trouxeram bons textos a serem lidos, mas fiquei sem a possibilidade filtrá-los por relevância ou data, diferentemente do Google Notícias, que mostra os textos e permite filtrá-los de diversas formas. No serviço similar do Google eu até posso definir em qual período de tempo (últimas 24 horas, última semana etc.) os resultados devem se encaixar, algo fundamental para um sistema de busca de notícias.

Busca por "copa de 2014" no Bing e no Google. (Clique para ampliar)

Busca por "copa de 2014" no Bing e no Google. (Clique para ampliar)

A nova investida da Microsoft no mercado de internet chega em boa hora, quando vemos que uma só empresa lidera absoluta um bilionário setor da economia. O Google é excelente, mas deixar que cerca de 65% do tráfego diário da internet passe por seus servidores pode ser um problema no futuro. No entanto, pelo menos o Bing brasileiro ainda não mostrou a que veio. A Microsoft Brasil terá dificuldade em colocar o verbo bingar no Aurélio (convenhamos que bingar é muito mais simpático que googlar).

E você, já testou o Bing? O que achou? Conte nos comentários do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

CARTÃO DE CRÉDITO GRATIS SEM CONSULTAS AO SPC E SERASA