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terça-feira, 16 de março de 2010

Newsletter Tecnoblog (10 notícias)

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Escritório de marcas dos EUA nega registro de ‘Nexus One’ ao Google

Posted: 16 Mar 2010 03:56 AM PDT

Em dezembro do ano passado, o Google pediu o registro da marca Nexus One no escritório de marcas e patentes dos EUA. Na terça-feira da semana passada a empresa recebeu o resultado: o pedido foi negado.

Segundo o escritório, a marca “Nexus One” é muito similar à outra á registrada pela empresa americana Integra Telecom em 2005 e que poderia gerar confusão, principalmente pelo fato da empresa também atuar no mercado de telefonia. A marca nesse caso é apenas “Nexus”.

Na carta dizendo que o registro não pode ser feito, o escritório ainda informa ao Google que é possível responder à negação do registro com evidências e argumentos que provem que não haverá confusão entre as duas marcas registradas. Para evitar que o pedido seja abandonado, a resposta deve ser enviada em até 6 meses.

Ou eles poderiam usar a minha sugestão: tirar uns trocados do bolso e comprar a Integra junto com a marca. Simples e fácil. [Obrigado ao SteveBob pela dica]

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Windows Phone 7 não vai ter multitarefa

Posted: 15 Mar 2010 06:12 PM PDT

Nada de multitarefa.

Nada de multitarefa.

Dessa vez a Microsoft fez a lição de casa, diretamente a partir do que a escola de Cupertino manda: criou uma plataforma para dispositivos móveis que não tenta reproduzir o ambiente de um computador convencional, com direito a interface bastante amigável e inovadora. Incluíram sincronização fácil com o PC. E, num surto jobsiano, decidiram que não haverá multitarefa nos aparelhos que rodarem o sistema.

É isso mesmo: assim como no iPhone OS (não me venha falar de Jailbreak, por favor) da Apple, que não permite mais de um aplicativo funcionando simultaneamente, o Windows Phone 7 também vai capar essa funcionalidade. Exceto pelo tocador de música, que poderá ser acionado a qualquer momento, todos os outros programas da plataforma deverão ser rodados de forma individual.

O modelo iPhone, no entanto, não para por aí. Assim como no caso da concorrente, a Microsoft também optou por manter notificações de aplicativos que conectam-se permanentemente com servidores, a fim de informar sobre atualizações e novas informações ao dono do aparelho. Com isso, há a falsa impressão de multitarefa. Lembra as Push Notifications (anunciadas durante a WWDC 2009), não?

Pelo menos a Microsoft já afirmou que, conforme a plataforma móvel for melhorada (em uso de bateria e de rede e previsão de gasto de recursos de aplicativos), a multitarefa poderá ser adicionada a outros aplicativos.

[via All About Microsoft]

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A bateria do iPad morreu? A Apple te manda um novo por US$ 99

Posted: 15 Mar 2010 01:48 PM PDT

O aparelho com mais hype do momento (também conhecido como iPad) tem design fino e sem emendas, o que não seria possível com uma bateria removível. Até aí é tudo igual aos seus irmãos de construção unibody na Apple, mas diferentemente de iPhones e Macbooks — que são levados para ter a bateria trocada numa assistência da Apple — no iPad, quando a bateria começa a dar problema, a Apple não troca só a bateria: ela te manda um novo.

Essa política consta no FAQ da bateria do iPad, que explica que o serviço não se aplica no caso de aparelhos danificados, ou que tenham sofrido modificações não autorizadas (será que ela quer dizer jailbreak?). O custo do serviço será de US$ 99 mais o frete, totalizando US$ 105,95 (menos de R$ 200). Isto, é claro, é válido apenas para os Estados Unidos, ao menos por hora.

A Apple avisa que todos os dados serão perdidos no processo de troca, então é essencial fazer o sincronismo com o iTunes antes de enviar o iPad, para assim ter um backup em dia e poder restaurar tudo quando o novo iPad chegar, cerca de uma semana depois do envio do aparelho de bateria comprometida à Apple.

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7% dos americanos aceitariam pagar por notícias na web

Posted: 15 Mar 2010 01:31 PM PDT

Pesquisa liberada nesta-segunda-feira pela empresa Pew Internet mostra que apesar de 71% nos navegantes norte-americanos afirmarem ler diariamente notícias na web, apenas 7% deles estariam dispostos a abrir suas carteiras caso o acesso a esses sites passe a ser cobrado.

Os números mostram que apesar da grande maioria obter suas informações a partir de diversas páginas, 35% dos usuários afirmam ter um “site predileto” do qual são visitantes fiéis e de onde tiram a maior parte de suas informações. E mesmo neste caso não existe fidelidade que resista a alguns dólares: apenas 15% afirmam que assinariam por conteúdo, enquanto 82% iriram “procurar outro site” e 2% dizem que não saberiam o que fazer.

Apesar dos dados indicarem que as verbas para anúncios online tenha caído pela primeira vez desde 2002 (a crise, sempre a crise), os dados mostram que eles até que são bem populares: 45% dos entrevistados afirmam que clicam em anúncios freqüentemente, 35% às vezes, 15% dificilmente e apenas 5% nunca.

Bom lembrar que boa parte dos portais brasileiros ainda insiste na prática de fechar seus portões aos navegantes, e que o jornal norte-americano New York Times pretende começar a mandar uma fatura para seus leitores a partir do ano que vem.

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Twitter anuncia plataforma de integração com sites

Posted: 15 Mar 2010 01:22 PM PDT

O CEO do Twitter, Evan Willians, anunciou hoje durante a conferência SXSW, em Austin, no Texas, uma nova característica que será disponibilizada em breve na rede social e que permitirá a donos de websites uma integração mais completa com suas contas no Twitter. Willians afirma que ela deverá complementar a API, e não competir com serviços já existentes.

A plataforma vai ser chamada de “@Anywhere“, e deverá permitir que usuários do serviço sigam outras contas diretamente em sites que a integrarem, além de dar a opção para que eles enviem tweets a partir da própria plataforma.

Fãs de um colunista, por exemplo, poderão seguí-lo diretamente na sua página da web (caso ele insira o código javascript do @Anywhere no site) ou tuitar um link para a coluna atual, sem precisar abrir seu perfil no Twitter. Ao ser lançada a plataforma será integrada com sites como Yahoo, eBay, Amazon, YouTube, Bing e Digg, dentre outros sites com grande número de acessos. Ainda não há uma data determinada para a disponibilização da plataforma.

Já sobre o tão esperado modelo de negócios, Willians afirma que ainda não determinou um, mas que deve continuar experimentando com vários nos próximos meses. Ele cita os acordos com o Google e Microsoft como exemplos de tais experimentos. A estimativa é de que esse acordo tenha gerado US$ 25 milhões em receita para a rede social.

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Plano de banda larga americano quer conectar 100 milhões de residências

Posted: 15 Mar 2010 01:18 PM PDT

Popularização do acesso à internet. É isso o que a Federal Communications Commision, a Anatel dos Estados Unidos, quer com um plano de banda larga que será enviado amanhã ao Congresso do país para apreciação. O plano visa a “conectar todos os cantos da nação”. O prazo será de dez anos para que os objetivos sejam atingidos.

Brasil anda devagar na popularização da banda larga.

Brasil anda devagar na popularização da banda larga com custo acessível.

Um dos objetivos mais ambiciosos do plano de banda larga americano é conectar 100 milhões de residências a redes de 100 Mbps (só?!), criando um monstruoso mercado de internet de altíssima velocidade. A expansão dessa rede permitiria a criação de novos empregos e novos negócios para os Estados Unidos, país que ainda se recupera de uma forte crise e onde qualquer ajuda é muito bem-vinda.

Hospitais, faculdades, escolas, bibliotecas e instalações militares não ficam de fora do projeto. Essas instituições, chamadas de “âncoras” pela FCC, estarão conectadas a uma rede ainda mais potentes: uma conexão de 1 Gbps ficaria disponível para que funcionários, estudantes e visitantes façam uso da grande rede. A FCC quer, ao oferecer internet a velocidades mais rápidas, que as pessoas fiquem empolgadas para inovar e criar novas aplicações que tirem total proveito dessa rede.

A bagunça das telecomunicações por lá – que não é muito diferente da brasileira, diga-se de passagem – também deve diminuir. Competição é uma das palavras-chave para que a qualidade da banda larga comercial melhore. Para isso, a FCC pretende fiscalizar com rigor as operadoras de telefonia, levando em consideração o custo do acesso, a velocidade da conexão e a qualidade dela.

Só falta saber quando a Anatel vai fazer algo similar aqui no Brasil. O nosso plano nacional de banda larga já está pronto, com objetivo de levar internet a 30 milhões de brasileiros até 2014. No entanto, não fala sobre a qualidade dessa conexão, o que – como a gente bem sabe – não anda muito bem das pernas.

[via ZDNet, Secretlondon123]

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Steve Jobs recusa proposta de Apple Store no Brasil

Posted: 15 Mar 2010 12:53 PM PDT

Na edição doe domingo (14) do jornal carioca O Globo saiu uma discreta nota na coluna “Gente Boa” que confirma as dificuldades que os amantes de tecnologia no Brasil sofrem perante nossos exorbitantes impostos. Segundo o jornalista Joaquim Ferreira dos Santos, Steve Jobs teria negado o convite da Secretaria de Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro para abrir uma Apple Store no Brasil. O motivo? Nossa "política maluca de taxação".

Nota publicada no jornal O Globo. (Reprodução)

Nota publicada no jornal O Globo. (Reprodução)

O secretário Washington Fajardo teria proposto que a primeira Apple Store do Brasil fosse aberta na região da Zona Portuária do Rio ou em um prédio histórico do centro da cidade. Ainda assim, Jobs teria prontamente recusado.

“Não podemos nem exportar os nossos produtos com a política maluca de taxação superalta do Brasil. Isso faz com que seja muito pouco atraente investir no país. Muitas companhias high tech se sentem assim," respondeu o CEO da Apple.

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Google deixa de filtrar buscas na China

Posted: 15 Mar 2010 12:40 PM PDT

Já que o encerramento das atividades do Google.cn agora parece ser pura questão de tempo, a gigante da web parece estar aproveitando seus momentos finais no país para enfiar o pé na jaca.

De acordo com relato feito ao site Sillicon Alley Insider por Bill Bishop, fundador da empresa MarketWatch e morador de Pequim, por algumas horas o sistema de busca da empresa norte-americana simplesmente parou de filtrar os resultados anteriormente bloqueados pelo infame Grande Firewall da China.

Bishop afirma que pesquisas a respeito do famoso protesto de estudantes de 1989 começaram a retornar resultados com imagens do massacre que aconteceu na Praça da Paz Celestial, por exemplo. Já outras pesquisas termos proibidos continuaram devidamente bloqueadas no período.

O Google, claro, não deu um pio sobre o assunto.

De qualquer maneira, o oba-oba não parece ter durado muito. Enquanto esse post foi escrito, a busca por “1989 China Protest” no Google.cn retornou apenas 28 resultados aleatórios (como um sujeito falando ao telefone, um cara perto de uma árvore e um navio), contra 590 mil na versão internacional do buscador – repleta de imagens pouco agradáveis, mas, pelo menos, verdadeiras.

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Microsoft revela Windows Phone Marketplace

Posted: 15 Mar 2010 12:22 PM PDT

Durante a MIX10, conferência de designers e programadores que acontece nos Estados Unidos, a Microsoft anunciou como vai ser o Windows Phone Marketplace, loja de aplicativos do Windows Phone 7 Series. O desenvolvimento será feito baseado em Silverlight e no framework XNA (ambos, obviamente, da Microsoft). O development kit para plataforma vai conter XNA 4.0, Visual Studio 2010, Expression Blend e um simulador do ambiente Windows Phone 7, para que o programador tenha todas as ferramentas para criar aplicativos.

Do ponto de vista do design, o Marketplace segue o jeitinho Microsoft de produzir interfaces. Uma visão panorâmica permitirá que o usuário navegue pelas opções e escolha os aplicativos que serão instalados no dispositivo móvel.

Marketplace do Windows Phone 7 Series. (Divulgação)

Marketplace do Windows Phone 7 Series. (Foto: Engadget)

Grandes desenvolvedores já trabalham com o Windows Phone 7. Alguns dos principais são: Electronic Arts, Namco, Seesmic e Pandora. Todos eles deverão ter aplicativos para o sistema quando ele for lançado, no fim do ano. No entanto, até o momento só há prévias de como os softwares irão funcionar.

A compra de aplicativos poderá ser feita de diversas maneiras. Diferentemente da App Store (ao menos por enquanto), o Marketplace do Windows Phone permitirá que o cliente teste o aplicativo antes de efetivamente pagar por ele. Por sinal, o pagamento poderá ser feito diretamente na conta de telefone, por meio da operadora de telefonia.

Assim como no caso do iPhone, o WP7 terá push notifications para aplicativos que não estejam aptos a rodar em modo multitarefa (pois é…). Dessa forma, o programa ficaria fechado, mas em constante contato com servidores que o manteriam informado sobre atualizações interessantes para o dono do aparelho.

[Atualização às 16:40] O Marketplace será a única forma de baixar softwares para aparelhos que rodem Windows Phone 7. Assim como na App Store, haverá uma equipe responsável por filtrar os aplicativos que serão disponibilizado aos clientes (ou não). Mas a Microsoft garante que não terá uma forma de aprovação espartana como a da Apple.

[via Engadget, Electronista]

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Gmail vai ficar mais rápido para heavy users

Posted: 15 Mar 2010 11:00 AM PDT

Se você trabalha com tecnologia, assim como eu, já deve ter reparado que o Gmail tem ficado mais lento de uns tempos para cá. A busca nem de longe se compara à do serviço de pesquisa convencional do Google e demora para acontecer. Além disso, tem momentos em que enviar um simples e-mail é tão vagaroso que dá tempo de preparar um delicioso café, enquanto espera.

Pois então, o Google sabe disso e está trabalhando para melhorar a qualidade do serviço de e-mail. Durante a série de conferências SXSW (South By Southwest), que acontece no Texas, um funcionário da empresa garantiu que as coisas vão ficar bem mais rápidas em breve.

De acordo com Jonathan Perlow, que foi responsável pelo painel Behind the Scenes of Gmail (algo como Bastidores do Gmail), a lentidão não é exatamente uma característica do serviço. Pessoas “normais” não percebem que o e-mail está mais devagar.

No entanto, heavy users como eu e você acabamos percebendo a queda no desempenho. Se você usa vários marcadores (labels) e também já configurou dezenas de regras para filtrar suas mensagens, sabe do que estou falando. E é especialmente para nós que a equipe do Gmail está trabalhando em uma solução para o problema. “Nós estamos arrumando isso”, disse Perlow.

Ainda não há informações sobre quando as novas implementações do Gmail deixarão serviço mais rápido para nós, mas já estou aguardando por isso ansiosamente.

[via DownloadSquadTechCrunch]

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